FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO
MÉDIO/2015
ESCOLA FÉ EM DEUS
1- REFLEXÃO E
AÇÃO.
“OS DESAFIOS
DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA PÚBLICA”
A educação
brasileira historicamente viveu e vive grandes desafios devido a importância que
tem na transformação da sociedade, tais como a qualidade da educação básica que
permita acesso à educação superior, uma boa formação dos professores e a
valorização desse profissional. Como
podemos perceber no texto, o Estado sempre teve preocupação com a educação
brasileira, sem tomar medidas que de fato que sejam abrangentes a toda
sociedade, permitindo ao cidadão uma educação com formação básica de qualidade
em todos os níveis ensino público. Entre esses níveis, o ensino médio tem
desafios históricos, as políticas públicas não consegue fazer ajustes
para vencer entraves que são decisivos para uma formação de qualidade. Entre
esses entraves temos, falta de atrativos na escola pública, temos a falta de
gestão dos recursos públicos destinada a educação brasileira.
O governo
brasileiro precisa urgentemente tomar medidas que viabilize a forma correta de
aplicação dos recursos públicos da educação em todos os níveis, notamos que a
educação vem tendo tratamento diferenciado pelos governos, sem nenhum critério
claro de gestão que vise o aprimoramento da educação neste país. Embora temos o
ministério da Educação que o órgão responsável pela implementação da política
nacional de Educação, cujo a missão institucional é articular ações com o que é
proposto na LDB, visando uma educação transformadora a todos os brasileiros,
não vem conseguindo fazer a distribuição eficiente dos recursos que são
destinados à educação. Vejamos os recursos para educação brasileira: Receita
de impostos próprios da União18%, dos Estados, do Distrito Federal e dos
Municípios 25%.
Pelo
exposto, sugiro fazer um grande debate a respeito do assunto com todos os
alunos do ensino médio da Escola Fé em Deus, provocando-os a pesquisarem de que
forma esses recursos chegam até eles? Qual o valor que custa um aluno do ensino
médio da escola pública(histórico)? Esses recursos são suficientes para atender
as reais necessidades do aluno? Respondendo essas indagações o aluno estará se
familiarizando com sistema educacional onde está inserido, habilitando-o a
identificar os desafios que o ensino médio enfrenta e que medidas ele sugere
para supera-las. Essas sugestões deverão compor um documento para ser enviado
as autoridades envolvidas na gestão educacional brasileira.
ONAZIS DO AMARAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário