FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO
MÉDIO/2015
ESCOLA FÉ EM DEUS
1-
REFLEXÃO E AÇÃO – CADERNO-I (ATIVIDADE – 3).
“PRÁTICA
PEDAGÓGICA VISANDO SUPERAR DIFICULDADES DO DCNEM PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL”
EDUCAÇÃO &
TRABALHO
Ao analisar a escola como espaço para o acesso e construção
do conhecimento sistematizado, assegurando a oferta de ensino de qualidade a
toda a população brasileira, comtemplada pela LDB, nos deparamos com grandes
problemas e desafios a serem suplantadas, em especial para a implantação das
DCNEM na sua plenitude no ensino médio etapa final da educação básica, com
vista a construção de uma formação integral do estudante do ensino médio, sintonizando o
conhecimento educacional com a formação para o mercado do trabalho. É necessário
no primeiro momento, fazer uma discussão sobre algumas questões (problemas e
desafios), encontradas na escola pública de nosso estado, entre outras
questões, destacamos:
1 – Nossas escolas
estão com a estrutura física capaz de atender a demanda de matriculas para o
ensino médio, sabendo que 50% desses jovens não estão matriculados no ensino
médio?
2 - As práticas
pedagógicas propostas pelo DCNEM, comtempla as diversidades do aluno do ensino
médio de nosso estado?
3 - Ao longo
dos últimos anos, o vestibular funcionou como critério fundamental no ensino
médio para determinar ênfases curriculares e tendências pedagógicas, não é necessário
que as universidades públicas definam melhor o papel como instituições de
transformação social, e elaborem instrumentos de seleção mais eficaz para o
aluno que terminar o ensino médio. Estabelecendo um canal de diálogo eficaz
entre escola e universidade?
4 – Fazer uma
revisão no currículo de formação de professores, para melhor habilita-lo para a
docência no ensino médio, dentro desta nova proposta de educação integral?
5 – Devemos fazer
mobilização na nossa escola buscando o comprometimento do educador e educando,
com essa proposta de ensino?
6 – Fazer com
que o estado cumpra o que determina a legislação em vigor, a respeito da
distribuição eficaz dos recursos financeiros destinadas a educação básica?
7 – O número de
alunos por sala de aulas, pode ser um entrave para o desenvolvimento da prática
pedagógica? Como resolver esse entrave?
9 – A educação
para o trabalho não poderá prejudicar a educação cientifica na rede pública?
10- Qual seria
a participação da iniciativa privada na formação destes jovens. Pois estes
profissionais deverão suprir as necessidades desse seguindo econômico?
Por todas essas questões
que vimos, acredito que a implantação do ensino médio com a proposta de formação
integral (cientifica e trabalho), será ineficaz se não for acompanhada por
políticas públicas e planos sociais de qualidade, que visem superar todos esses
problemas históricos da escola público. Embora contando com a potencialidade de
nossos jovens (busca pelo conhecimento e formação) e educadores (novas práticas
educativas), o acesso e a permanência de todos os nossos jovens em nossas
escolas pública fica comprometida, em especial no ensino noturno que apresenta
um grande número de abandono no decorrer de cada ano escolar.
ONAZIS DO AMARAL
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