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segunda-feira, 6 de abril de 2015

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO/2015

ESCOLA FÉ EM DEUS

1-    REFLEXÃO E AÇÃO-ATIVIDADE-1.
“OS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA PÚBLICA”
                              A educação brasileira historicamente viveu e vive grandes desafios devido a importância que tem na transformação da sociedade, tais como a qualidade da educação básica que permita acesso à educação superior, uma boa formação dos professores e a valorização desse profissional. Como podemos perceber no texto, o Estado sempre teve preocupação com a educação brasileira, sem tomar medidas que de fato que sejam abrangentes a toda sociedade, permitindo ao cidadão uma educação com formação básica de qualidade em todos os níveis ensino público. Entre esses níveis, o ensino médio tem desafios históricos, as políticas públicas não consegue fazer ajustes para vencer entraves que são decisivos para uma formação de qualidade. Entre esses entraves temos, falta de atrativos na escola pública, temos a falta de gestão dos recursos públicos destinada a educação brasileira.
                               O governo brasileiro precisa urgentemente tomar medidas que viabilize a forma correta de aplicação dos recursos públicos da educação em todos os níveis, notamos que a educação vem tendo tratamento diferenciado pelos governos, sem nenhum critério claro de gestão que vise o aprimoramento da educação neste país. Embora temos o ministério da Educação que o órgão responsável pela implementação da política nacional de Educação, cujo a missão institucional é articular ações com o que é proposto na LDB, visando uma educação transformadora a todos os brasileiros, não vem conseguindo fazer a distribuição eficiente dos recursos que são destinados à educação. Vejamos os recursos para educação brasileira: Receita de impostos próprios da União18%, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios 25%.
                 Pelo exposto, sugiro fazer um grande debate a respeito do assunto com todos os alunos do ensino médio da Escola Fé em Deus, provocando-os a pesquisarem de que forma esses recursos chegam até eles? Qual o valor que custa um aluno do ensino médio da escola pública(histórico)? Esses recursos são suficientes para atender as reais necessidades do aluno? Respondendo essas indagações o aluno estará se familiarizando com sistema educacional onde está inserido, habilitando-o a identificar os desafios que o ensino médio enfrenta e que medidas ele sugere para supera-las. Essas sugestões deverão compor um documento para ser enviado as autoridades envolvidas na gestão educacional brasileira.
ONAZIS DO AMARAL



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