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segunda-feira, 4 de maio de 2015

O ensino noturno e trabalho

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO/2015
ESCOLA FÉ EM DEUS
ETAPA-I CADERNO-II
1-    REFLEXÃO E AÇÃO – ATIVIDADE-3.
“O ensino noturno e trabalho”
                       O ensino médio noturno sempre foi conduzido como uma cópia do que se faz no período diurno. Portanto, não possui uma identidade própria, que atenda as peculiaridades deste do aluno da escola pública que possui grandes inconveniência para continuação de seus estudos. A escola Fé em Deus, não fica fora desta realidade, nossos alunos na maioria com defasagem idade série, desenvolvem alguma atividade remunerada durante o dia, outros já constituíram família, os professores, na maioria já vem para o terceiro turno de jornada de trabalho diário. Essas características peculiares deste turno torna o processo de ensino noturno um desafio muito maior para alunos e professores conseguirem um resultado satisfatório, o que temos observado que esses problemas, vem contribuindo para o aumento do número de abandono pelo aluno no turno da noite em nossas escolas, visando corrigir ou amenizar esta situação desfavorável em nossa educação, é necessário repensar nossas ações, com um novo replanejamento de nossas aulas.
                 Essas dificuldades deste turno se contrapõem ao desejo de promover um ambiente de aprendizagem com significado para esse aluno e para sua vida profissional, que de alguma forma os conteúdos estudados na escola possa ter uma relação direta com suas relações sociais. Neste sentido ter o conhecimento das atividades desenvolvidas pelo aluno no mercado de trabalho e os sonhos profissionais dos que pretendem ingressar no mercado de trabalho, é elemento que deve ser levado em consideração no momento do planejamento das aulas   para esse público alvo. Finalidades bem definidas tanto para o aluno que já está no mercado de trabalho, visando melhorar suas atribuições profissionais, bem como para os alunos que pretendem ingressar no mercado de trabalho, que possa facilitar seu ingresso na vida profissional. Parece-me, então, que as condições de funcionamento das escolas noturnas de ensino médio não atendem às reais necessidades de prosseguimento dos estudos quando a formação não mais atendia às necessidades da população estudantil e do mercado de trabalho. A ação de fazer um planejamento voltado ao ensino noturno é fator indispensável para a permanência e sucesso de nossos alunos do turno da noite.


             
   ONAZIS DO AMARAL


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