FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO
MÉDIO/2015
ESCOLA FÉ EM DEUS
ETAPA-I
CADERNO-II
1-
REFLEXÃO E AÇÃO – ATIVIDADE-3.
“O ensino noturno e trabalho”
O ensino médio noturno
sempre foi conduzido como uma cópia do que se faz no período diurno. Portanto,
não possui uma identidade própria, que atenda as peculiaridades deste do aluno
da escola pública que possui grandes inconveniência para continuação de seus
estudos. A escola Fé em Deus, não fica fora desta realidade, nossos alunos na
maioria com defasagem idade série, desenvolvem alguma atividade remunerada durante
o dia, outros já constituíram família, os professores, na maioria já vem para o
terceiro turno de jornada de trabalho diário. Essas características peculiares
deste turno torna o processo de ensino noturno um desafio muito maior para
alunos e professores conseguirem um resultado satisfatório, o que temos
observado que esses problemas, vem contribuindo para o aumento do número de abandono
pelo aluno no turno da noite em nossas escolas, visando corrigir ou amenizar
esta situação desfavorável em nossa educação, é necessário repensar nossas
ações, com um novo replanejamento de nossas aulas.
Essas dificuldades
deste turno se contrapõem ao desejo de promover um ambiente de aprendizagem com
significado para esse aluno e para sua vida profissional, que de alguma forma os
conteúdos estudados na escola possa ter uma relação direta com suas relações
sociais. Neste sentido ter o conhecimento das atividades desenvolvidas pelo
aluno no mercado de trabalho e os sonhos profissionais dos que pretendem
ingressar no mercado de trabalho, é elemento que deve ser levado em
consideração no momento do planejamento das aulas para
esse público alvo. Finalidades bem definidas tanto para o aluno que já está no
mercado de trabalho, visando melhorar suas atribuições profissionais, bem como
para os alunos que pretendem ingressar no mercado de trabalho, que possa facilitar
seu ingresso na vida profissional. Parece-me, então, que as condições de
funcionamento das escolas noturnas de ensino médio não atendem às reais necessidades
de prosseguimento dos estudos quando a formação não mais atendia às
necessidades da população estudantil e do mercado de trabalho. A ação de fazer
um planejamento voltado ao ensino noturno é fator indispensável para a permanência
e sucesso de nossos alunos do turno da noite.
ONAZIS DO
AMARAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário