CURSO DE INTRODUÇÃO
A EDUCAÇÃO DIGITAL
ONAZIS DO AMARAL
PROJETO DE
APRENDIZAGEM
I
|
TÍTULO: USO DAS
TECNOLOGIAS EM SALA DE AULAS
| |||||||||||||||||||
II
|
PROBLEMÁTICA: BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS CONTEÚDOS
DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA.
| |||||||||||||||||||
1- O que são BLOGS?
2- Como funciona?
3- Como criar um Blog?
4- O que ele pode trazer como contribuição para o ensino de matemática?
5- Como utilizá-lo?
6- Como ele pode ajudar nas tarefas escolares?
| ||||||||||||||||||||
III
|
LEVANTAMENTO DE
CERTEZAS PROVISÓRIAS.
| |||||||||||||||||||
1- Auxiliar na pesquisa escolar dos alunos.
2- Planejamento e divulgação de aulas por meio
virtual.
3- Facilitar e agilizar o acesso aos conteúdos
estudados em sala de aulas.
4- Realizar atividades complementares pelo aluno
(exercícios de revisão, questões subjetivas e desafios matemáticos).
5- Utilizar o blog como ferramenta de ensino à
distância.
6- Instrumento de fixação de conteúdos escolares.
6- Instrumento de divulgação da produção dos
alunos e professores.
8- Canal de diálogo e interação entre alunos e
alunos, alunos e professores, e outros.
| ||||||||||||||||||||
IV
|
DUVIDAS TEMPORÁRIAS.
| |||||||||||||||||||
1- Qual a metodologia mais adequada para se trabalhar os Blogs com o aluno?
Não podemos esquecer o que foi apontado para Diaz (1998), de que os dispositivos pedagógicos na cultura pósmoderna apresentam como traços característicos a “indeterminação, desconstrução, descentramento, fragmentação, hibridação, participação e atuação”. Neste estudo, limitamo-nos à compreensão dos discursos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas na modalidade educativa a distância e presencial, particularizando os enunciados sobre o AVA(Ambiente Virtual de Aprendizagem).
O (não) lugar para o aprendizado.
O nascedouro de uma nova terminologia, chamada ciberespaço, na qual destrava os limites comunicacionais e abarca uma dimensão contínua e permanente de trocas, assimilações e desconstruções de elementos culturais, abre novas possibilidades no âmbito de uma pedagogia online.
"Livro: Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios. Organização, Glaucio José Couri Machado –
Aracaju : Virtus, 2010. 347 p.; 21 cm - ISBN: 978-85-64268-00-5
1. Educação. 2. Ciberespaço. 3. Internet. 4. Tecnologia Educacional
I. Machado, Glaucio José Couri".
'Pedagogia online: discursos sobre práticas
educativas em ambientes virtuais de aprendizagem'
Maria Neide Sobral – neidesobral@hotmail.com.
B von Staa - BLOGS, Disponível em http://portaldoprofessor. mec. …, 2005 - sites.google.com
Mas o que vem a ser isso? Trata-se de um site cujo dono usa para fazer registros diários,que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de ...
2- Como o professor(a) poderá intervir
pedagogicamente no sentido de orientar na construção do conhecimento,através
da utilização dos Blogs?
Os blogs consistem em um fenômeno recente, mas que conquistou as mais diferentes categorias de internautas pela própria dinâmica da página. Entre suas principais características estão, primeiro, seu custo zero, na medida em que se trata de uma ferramenta gratuita na internet, disponibilizada por vários servidores, bastando apenas um cadastro rápido e uma conta de email para que se possa utilizá-la; e, segundo, sua facilidade de operação, manuseio, e manutenção, na medida em que não exige conhecimento técnico na construção de páginas de internet, permitindo que os próprios usuários possam publicar seus conteúdos.
Para Rodrigues, o blog poderia ser considerado uma ferramenta a mais para ampliar a discussão iniciada em sala de aula, estendendo-a para o ambiente virtual. Em sua experiência, a iniciativa mostrou-se mais do que positiva. "As discussões tiveram maior alcance, do ponto de vista temático, e despertaram nos adolescentes o desejo de escrever mais. Eles tiveram que produzir blogs para continuar as discussões da sala de aula. A tarefa proposta promoveu maior engajamento dos alunos, propiciou a leitura de uma gama de gêneros disponibilizados na internet e gerou debates e comentários mediados pela escrita. Os dados também indicam que a produção dos alunos foi bastante complexa e não se enquadra no 'internetês' tão temido pelos professores. O blog tem a vantagem de integrar, em um único meio, informações de diferentes tipos (visuais, audiovisuais, verbais) e também abre espaço para interação entre leitores e autores", salienta.
© 2015 Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp Universidade Estadual de Campinas - Unicamp Prédio V da Reitoria - Piso 3 13083-970 Campinas - São Paulo/Brasil
3-Levando em consideração que o sistema
educacional é desenvolvido em cima de uma grade curricular que estabelece o
desenvolvimento das disciplinas, é possível utilizar os Blogs numa perspectiva
de construção de projetos interdisciplinares no ensino público.
O uso de blogs por professores oferece resultados instantâneos em sala de aula. É uma ferramenta de interação e aproximação para alguns alunos mais reservados. “O estudante que é tímido e não se manifesta dentro de sala se sente mais seguro para contribuir através do blog”, afirma Sérgio Lima, professor de Física do Colégio Pedro II, que mantém o site http://sergioflima.pro.br/blogs.
3- Como orientar o aluno para que não disperse na
busca de informações e que não seja apenas um mero copiador de conhecimentos.
- Ferramentas tecnológicas nas aulas de Matemática ... - Nova Escola Ferramentas tecnológicas nas aulas de Matemática, blogs. Calculadora e planilhas eletrônicas auxiliam a turma na resolução de problemas.5- Os blogs pode ser uma ferramente de fixação de conhecimento pelo aluno? | ||||||||||||||||||||
V
|
ESTRATÉGIAS PARA
SOLUÇÃO DAS QUESTÕES
| |||||||||||||||||||
1- O compromisso educacional do professor é
justamente saber O QUÊ, COMO, QUANDO e POR QUE desenvolver determinadas ações
pedagógicas. E para isto é fundamental conhecer o processo de aprendizagem do
aluno e ter clareza da sua intencionalidade pedagógica.
2- Discussão
e planejamento coletivo entre professores e alunos para a construção
de projetos utilizando a internet,(Blogs), com fins educativos;
3- Organizar grupos de discussão e troca de
produção entre alunos de escolas diferentes.
| ||||||||||||||||||||
VI
|
REGISTRO DAS
PRODUÇÕES
| |||||||||||||||||||
1- Sínteses das atividades desenvolvidas;
2- Relatórios de desempenho, dos alunos e por turma;
3- Produção de filmes;
4- Produção de slides, etc...
5- Cronograma de atividades do projeto. | ||||||||||||||||||||
VII
|
APRESENTAÇÃO DOS
RESULTADOS
| |||||||||||||||||||
1- Encontros bimestrais para socialização dos resultados;
2- Relato de experiências e avaliação de desempenho;
3- Exposições em feiras de ciências e culturais;
4- Oficinas interativas.
| ||||||||||||||||||||
VIII
|
REFERÊNCIAS
| |||||||||||||||||||
1- Modulo do Curso, Sites, blog visitados.
2 - Pesquisa em sites de projetos educativos. |
aguardando comentários, colabore com suas sugestões.
ResponderExcluirGrato,
Onazis do Amaral